Inicio Destaques Ministério da Integração diz que está empenhado em concluir obras de Camalaú...

Ministério da Integração diz que está empenhado em concluir obras de Camalaú e Poções

15
0
SHARE

O Ministério da Integração Nacional, através do gabinete do ministro e da assessoria parlamentar e federativa, em Brasília, enviou o ofício de número 223/2018/GM/ASPAR, ao vice-presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Márcio Melo Rodrigues, respondendo ao pleito do parlamentar sobre o atraso na conclusão das obras dos açudes de Camalaú e Poções.

O atraso nos serviços está impedindo o abastecimento de Boqueirão, preocupando a população com a possibilidade de retorno do racionamento no abastecimento de água. Segundo o Ministério “o órgão está empenhado, para, em breve, voltar ao fornecimento do produto para estas regiões garantindo a segurança hídrica a toda a população”, sem, porém, adiantar uma data para o término dos serviços que vem se arrastando ao longo dos meses.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, estão sendo realizadas manutenções necessárias em toda a extensão e estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional – PISF.

O órgão, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica, ressalta a respeito do requerimento de Márcio Melo aprovado pela Câmara Municipal, que em relação ao pleito para que a manutenção de todas as estações elevatórias do Programa aconteça através de convênios com os Grupamentos de Engenharia do Exército, que, a parte integrante do projeto que atende Campina Grande e regiões, está contemplada no Eixo Leste.

Esclarece que “este eixo ainda se encontra em fase de pré-operação e testes. Todas as atividades de manutenção nesse momento devem ser feitas por uma empresa devidamente contratada por meio de processo licitatório para prestação desse serviço”. Ressalta que esse contrato está em vigência para atender as necessidades de pré-operação do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional – PISF de manutenções, pré-operação e vigilância patrimonial.

Cobrança

Márcio Melo Rodrigues disse que o Poder Legislativo cobra maior empenho do Governo do Estado e do Governo Federal para a finalização das obras da Transposição do Rio São Francisco.

Ele destaca que o Governo não tem maior atenção para com o problema que vem se arrastando indefinidamente e a quase paralisação do Eixo Norte, com os baixos níveis no abastecimento da população através do projeto que custou milhões, fiscalizar a obra e solucionar os problemas rotineiros.

Inclusive, ele registra que, a exemplo do que aconteceu com as obras do Eixo Leste, a Câmara Municipal de Campina Grande, também se preocupa com o Eixo Norte, inclusive apelando por urgência ao Governo Federal, precisamente ao presidente Michel Temer e ao Ministério da Integração Nacional para a conclusão e concretização do projeto da transposição do Rio São Francisco e agilidade na implantação da infraestrutura nos Municípios que receberão as águas.

Márcio propõe que a bancada federal no Congresso Nacional seja mobilizada pela agilizar medidas junto ao Governo Federal com vistas à concretização do empreendimento. As obras estão em ritmo bastante lento no Eixo Norte e há necessidades de melhorias no abastecimento através do Eixo Leste.

Fonte: Ascom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here