Inicio Destaques Márcio defende implantação de Programa de Reuso de Águas Cinza em Campina...

Márcio defende implantação de Programa de Reuso de Águas Cinza em Campina Grande

118
0
SHARE

O vereador Márcio Melo Rodrigues (DC) apresentou requerimento na Câmara Municipal propondo ao Governo do Estado e a Cagepa estudos para a implantação de Programa de Reuso de Águas Cinza em Campina Grande. Ele disse que defende o programa que contemplará a população, gerando inúmeros benefícios.

Águas cinza são aquelas geradas em lavatórios, chuveiros e a partir da lavagem de roupas.  E são uma fonte interessante para o reuso da água porque requerem menor redução de carga orgânica que o esgoto sanitário e podem ser tratadas “in loco” para abastecimento de pontos de consumo que não necessitam de potabilidade. O volume gerado de águas cinza em um empreendimento residencial/comercial geralmente atende as necessidades de vazão dos pontos de consumo de água não potável.

O seu funcionamento é baseado em princípios naturais de degradação da matéria orgânica, que permite a digestão do esgoto em presença de oxigênio, sem a necessidade de introduzir nenhuma substância ou produto estranho ao processo. Trata-se de um sistema de tratamento, inovador para o reuso de águas cinza no Brasil, e que já vem sendo projetado e utilizado, com muito sucesso.

Transposição

Márcio Melo Rodrigues disse que o Poder Legislativo cobra maior empenho do Governo do Estado e do Governo Federal para a finalização das obras da Transposição do Rio São Francisco.

Ele destaca que o Governo não tem maior atenção para com o problema que vem se arrastando indefinidamente e a quase paralisação do Eixo Norte, com os baixos níveis no abastecimento da população através do projeto que custou milhões, fiscalizar a obra e solucionar os problemas rotineiros.

Inclusive, ele registra que, a exemplo do que aconteceu com as obras do Eixo Leste, a Câmara Municipal de Campina Grande, também se preocupa com o Eixo Norte, inclusive apelando por urgência ao Governo Federal, precisamente ao presidente Michel Temer e ao Ministério da Integração Nacional para a conclusão e concretização do projeto da transposição do Rio São Francisco e agilidade na implantação da infraestrutura nos Municípios que receberão as águas.

Márcio propõe que a bancada federal no Congresso Nacional seja mobilizada pela agilizar medidas junto ao Governo Federal com vistas à concretização do empreendimento. As obras estão em ritmo bastante lento no Eixo Norte e há necessidades de melhorias no abastecimento através do Eixo Leste.

Fonte: Codecom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here