Inicio Cidade Alça Leste de Campina Grande será denominada de “Deputado Rômulo José de...

Alça Leste de Campina Grande será denominada de “Deputado Rômulo José de Gouveia”

9
0
SHARE

O vereador Márcio Melo Rodrigues (PSDC) propôs na Câmara Municipal, através de projeto de lei, a denominação de “Deputado Rômulo José de Gouveia” a Alça Leste de Campina Grande.

O parlamentar disse que ”prestamos esta homenagem permitindo que fique denominada de “Deputado Rômulo José de Gouveia” a Alça Leste de Campina Grande. Homenageamos a memória de Rômulo que prestou relevantes serviços à Paraíba, particularmente à Campina Grande. A memória dos grandes homens merece ser preservada e ressaltada para a história das gerações atuais e futuras”.

Ele foi casado com a senhora ex-deputada Eva Gouveia com a qual teve quatro filhos: Robson, Lucas, Pablo e Rômulo Filho. Era filho de José Antônio de Gouveia e Berenice de Almeida Gouveia.

Destaque

Rômulo José de Gouveia nasceu no dia 19 de março de 1965 em Campina Grande. Foi administrador, bacharel em Direito e funcionário público. Começou atuando na política em Campina Grande, cidade onde nasceu. Foi presidente da SAB (Sociedade de Amigos de Bairro) do Jardim Tavares e da UCES (União Campinense de Equipes Sociais). Em 1989, foi convidado para ocupar o cargo de coordenador da Merenda Escolar da 3ª Região de Ensino, em Campina Grande. Depois, foi diretor regional da Companhia Estadual de Habitação Popular e em 1993, foi eleito vereador em Campina Grande, sendo reeleito no mandado seguinte.

Quando vereador ocupou a presidência da Câmara de Vereadores por duas vezes. Em 1998, foi eleito o deputado estadual mais votado em Campina Grande. Entre 2000 e 2002, a convite do então prefeito de Campina Grande, Cássio Cunha Lima, ocupou a Secretaria de Coordenação Política. Em 2002, foi reeleito deputado estadual e, mais uma vez, o mais votado em Campina Grande.

Foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado por duas vezes – tornando-se o primeiro deputado reeleito para presidência da Casa de Epitácio Pessoa. Enquanto exercia mandatos legislativos, chegou a atuar interinamente como prefeito de Campina Grande e também como governador do Estado.

Ele disputou, em 2004, a Prefeitura de Campina Grande, mas não teve sucesso. Em 2008 ele tentou novamente ser prefeito da Rainha da Borborema, mas não conseguiu. Em 2006, foi o deputado federal mais votado em Campina Grande. Na Câmara Federal, desempenhou papéis importantes nas principais comissões daquela casa, atuando, sobretudo, nas áreas de saúde, educação e emprego, meio ambiente e tecnologia. Também foi presidente da Subcomissão da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 (vinculada à Comissão Permanente de Fiscalização Financeira e Controle, da qual foi vice-presidente), trabalhando para que estes eventos tenham o máximo de transparência e o mínimo de desperdício quanto o assunto é dinheiro público.

Em 2010, com a aliança entre o senador Cássio Cunha Lima e o governador Ricardo Coutinho, foi eleito vice-governador. Em 2014 rompeu politicamente com Ricardo e apoiou a candidatura de Cássio ao Governo do Estado. No mesmo ano foi eleito deputado federal. Atualmente estava como presidente estadual do PSD na Paraíba e iniciava a pré-campanha para à reeleição.

Fonte: Ascom

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here